Logo Principal
  • Entre em contato (62) 4009-2200
  • Horário de funcionamento 08:00 às 18:00

Profilaxia dentária: Uma limpeza mais do que necessária!

  • Home
  • Profilaxia dentária: Uma limpeza mais do que necessária!
Profilaxia dentária: Uma limpeza mais do que necessária!

Profilaxia dentária: Uma limpeza mais do que necessária!

Ter um sorriso bonito é sonho de qualquer pessoa, afinal, um belo sorriso traz inúmeros benefícios. Ele te ajuda a ter mais confiança ao falar, aumenta a autoestima e facilita a criação de laços com outras pessoas. 

 

Mas como todo mundo já sabe, um lindo sorriso não é acompanhado apenas por uma boa estética mas principalmente de saúde bucal. 

 

A escovação dentária e o uso de fios higienizadores diariamente são de extrema importância pois sem eles o mau hálito e a degradação gradativa dos dentes é uma realidade. 

 

Mas uma coisa que muitos não sabem é que apesar de serem eficientes, o uso dos dois nem sempre pode ser o suficiente para manter a saúde bucal em dia. 

 

Quando essas ações não são mais suficientes para a limpeza total da boca, o ideal é que seja feito um procedimento de limpeza aprimorado como o clareamento dental a laser ou limpezas periodontais.

 

Hoje falaremos a respeito de um tratamento de limpeza dentária que é capaz de 

limpar a boca de uma forma única, confira!

 

A Profilaxia Dental 

 

A profilaxia dental é um tratamento odontológico que visa otimizar a limpeza da boca. Esse procedimento tem se tornado bastante popular devido a alta eficácia de clareamento dental por meio da higienização. 

 

Sua aplicação nos consultórios odontológicos tem se tornado constante por ser capaz de eliminar bactérias e outros resíduos que podem causar infecções e inflamações bucais. Por esse fato, é bastante usado para o clareamento de dente e a prevenção de diversas doenças periodontais como a gengivite e a cárie.

 

Além disso, seu efeito também previne a perda de dentes naturais, afinal, o principal motivo da queda de dentes é decorrente de problemas relacionados com a má higiene.

 

Como funciona o procedimento?

Esse tratamento é focado em acabar com os tártaros e as placas bacterianas, para fortalecer o dente.

 

O procedimento é extremamente simples, rápido e indolor, caso o paciente não tenha nenhuma outra complicação.

Passos do procedimento

 

No procedimento existem alguns passos a serem seguidos para que tudo flua perfeitamente. Confira eles abaixo!

Consulta avaliativa

O primeiro passo para se iniciar o tratamento é a consulta avaliativa com um profissional em odontologia. 

 

Nessa primeira etapa, o especialista irá analisar os dentes minuciosamente, diagnosticar o problema, necessidade de realizar a limpeza e qual a melhor forma a se fazer, para garantir o maior conforto possível ao paciente no momento de início do procedimento.

Inicialização do procedimento

Após a aprovação do especialista, vem a iniciação do tratamento.

 

O procedimento é iniciado utilizando um aparelho de ultrassom ou instrumentos curetas para remover tártaros.

 

Depois, o especialista usa um jato de água composto por peróxido de hidrogênio ou bicarbonato e uma mini escova rotativa com pasta profilática, que promove a limpeza profunda dos dentes.

 

A importância da limpeza

 

A limpeza por meio da profilaxia dentária é extremamente importante pelo fato de ser uma ótima removedora de placa, e manchas superficiais pelo seu polimento e raspagem. 

 

As limpezas devem ser feitas de maneira periódica para que o efeito seja perceptível ao cliente. A limpeza constante promove dentes brancos com a gengiva mais saudável. 

 

Doenças que a profilaxia previne 


 

O tratamento de limpeza dental por meio da profilaxia apresenta inúmeros benefícios.

 

Um dos principais é a prevenção de doenças como:

 

  • Gengivite

  • Periodontite

  • Cárie

  • Cálculo dental

  • Patologia periodontal

 

Benefícios que uma boa profilaxia proporciona

 

Esse tratamento dental proporciona diversas coisas positivas. Saiba os principais motivos para investir nessa limpeza. 

 

Sorriso Bonito 

Com o tratamento de profilaxia, um sorriso bonito e harmônico é garantido, pois ela elimina possíveis ameaças à estética dos dentes.

 

Fim do mau hálito 

O mau hálito é um problema que assombra muita gente. É bem desagradável e causa efeitos na autoestima. Uma boa limpeza aliada com cuidados diários é essencial para acabar com o acúmulo de bactérias causadoras de odores desagradáveis.

 

Otimização na mastigação

Perder um dente prejudica consideravelmente a mastigação, gerando certos impasses no processo de digestão do alimento. Com a limpeza frequente, o risco de queda dentária diminui bastante. 

 

Prevenção de dores

Dores de dente talvez seja uma das coisas que mais incomodam. Por isso, para evitar dores incômodas como essa, se previna.

 

Remoção de manchas

Dentes bonitos também são dentes que não contém manchas, em casos menos complexos, a profilaxia auxilia bastante na remoção de pigmentos adquiridos diariamente.

 

Diminuição de procedimentos invasivos

Em problemas dentários como a cárie, a estrutura dental começa a ser corroída de maneira progressiva sem que percebamos, podendo causar infecções que necessitem de procedimentos invasivos como os canais ou até mesmo em piores casos a extração de dentes.

 

Identificação de problemas de maneira precoce

A profilaxia dentária também pode auxiliar na identificação de algumas infecções, cáries ou até mesmo problemas mais graves como o câncer. 

 

Para quem a profilaxia é indicada 

A profilaxia dentária não tem nenhuma restrição de idade, ou seja, criança, adolescente, quem utiliza aparelho ortodôntico, idoso ou gestante pode fazer clareamento dental por meio desse procedimento de limpeza. 

 

Porém os procedimentos são personalizados conforme a faixa etária e os casos em particular dos pacientes. Por isso todos os pacientes devem passar pelo exame avaliativo antes de fazerem o procedimento.

 

A importância de um profissional de qualidade

Para realizar o procedimento de profilaxia dentária, é de suma importância a escolha de um profissional de qualidade. 

 

Pois, apesar de ser um procedimento simples, para que ele seja eficaz é necessário a experiência de um profissional que realmente entenda sobre o assunto, e que seja capaz de oferecer a você a melhor higienização possível.

 

Um dentista qualificado com experiência no procedimento é indispensável, afinal não dá para confiar a saúde da sua boca para qualquer pessoa. 

 

Procure especialistas que são referências no meio odontológico!

Vitae Odontologia, clínica odontológica de qualidade 

Por último e não menos importante, uma clínica de odontologia qualificada deve estar nos seus planos na hora de fazer o procedimento.

 

Uma clínica de qualidade com profissionais exemplares como citado acima é o casamento perfeito para o sorriso ideal.

 

Opte por fazer o procedimento em um lugar apropriado e não caia nesses métodos de clareamento dental caseiro sem saber a procedência e a comprovação deles. 

 

Busque uma clínica que ofereça a você uma experiência de conforto, acolhimento, cuidado e alta tecnologia em equipamentos. 

 

A Vitae Odontologia te oferece isso e muito mais. 

 

Nós temos como objetivo levar o melhor resultado aliado com uma experiência incrível aos nossos clientes. 

 

Contamos com uma ótima estrutura aliada com equipamentos e profissionais de ponta.


Entre em contato conosco e agende uma avaliação!